II Congresso Internacional em Humanidades Digitais
começa nesta segunda, dia 12/04

Foto Divulgação
Por Esther Santa Rita - 08/04/2020
A segunda edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio20/21, será realizado dos dias 12 a 16 de abril de 2021. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad) do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO e conta com a coorganização do Instituto Urca e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais. O apoio e a parceria são da Casa Oswaldo Cruz, FGV, Casa Rui Barbosa, IED Rio, UFRJ, Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Concordia e PopLab, entre outras.
O impacto das “Encruzilhadas Contemporâneas” das tecnologias digitais nas relações humanas será objeto de debate, com apresentação de mais de 200 trabalhos distribuídos em 12 eixos temáticos. As conferências, palestras, mesas-redondas, workshops e oficinas acontecem das 8h às 20h. Além do “Crescer pra Passarinho”, vão acontecer outros eventos paralelos como o Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais, Encontros Água!nabara: Território Urca, Lançamento da Associação Brasileira das Humanidades Digitais (ABHD) e Lançamento e Relançamento de livros. Essas serão oportunidades ímpares para o diálogo e a colaboração.

Em paralelo à segunda edição do Congresso acontece o espetáculo “Crescer pra Passarinho”. O coletivo de artistas dos “Performers sem Fronteiras” (UNIRIO) já existe há 10 anos. No entanto, com a pandemia, a sua diretora, a Profa. Dra. Tania Alice decidiu criar um espetáculo que propusesse cuidados poéticos para grupos diversificados, e antes de tudo, para os que lutam na linha de frente de combate a covid, os profissionais de saúde. Aliás, seus componentes integram o trabalho de pesquisa em artes do grupo “Práticas Performativas Contemporâneas” (UNIRIO/CNPq), coordenado pela própria Tania e o Prof. Dr. Gilson Motta (UFRJ).
Logo o coletivo, que possui no total 18 membros, tomou outro rumo nessa empreitada, estendendo a ação para todos aqueles que queiram encontrar na arte o conforto emocional prioritário nesse momento de incertezas. Até o presente momento já foram realizadas 83 apresentações, sendo que 50 delas destinadas à arrecadação de fundos para a campanha da APTR (Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro), a serem revertidas na compra de cestas básicas para os artistas.
As performances acontecem sempre pela plataforma Zoom, onde cada artista da sua casa compartilha um recurso poético, propondo pequenas performances de cura, usando a linguagem do teatro de sombras, elementos da yoga, do riso e do movimento livre, entre outros. Com isso, se estabelece um vínculo entre o performer e a pessoa que está do outro lado da tela do computador.
Durante o congresso da próxima semana que discute, entre outros temas, o impacto do digital e, principalmente, da pandemia do Covid-19, nas relações humanas, os artistas prometem um momento de cuidado, poesia e solidariedade. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail experienciapsf@gmail.com até às 17h do dia 14 de abril, pois, às 18h desse mesmo dia, acontece a apresentação. Mas, vejam bem, são somente 12 vagas.
Para conhecer melhor o trabalho dos Performers sem Fronteiras, basta acessar www.performerssemfronteiras.com ou segui-los nas redes sociais do coletivo, o @performerssemfronteiras.
Informações: Veronica Oliveira - Asessora de Imprensa